quinta-feira, 8 de março de 2012

Batman: Ano Um | David Mazzucchelli diz que fãs devem boicotar nova edição da HQ

Autor diz que a edição é mal impressa e não respeita o design original



Batman: Ano Um  - a marcante história de origem do Batman por Frank Miller e David Mazzucchelli, que comemorou 25 anos em 2011 com um longa animado - continua rendendo para a DC Comics. Mas renderá menos, se depender de Mazzucchelli.

Em conversa com o blog da revista Comics Journal, Mazzucchelli pede que os leitores boicotem a nova edição de Batman: Ano Um que a DC está lançando nos EUA. "Se alguém já pagou por ela, mande de volta para a DC e peça ressarcimento", escreve.

"A DC me mandou a edição na semana passada. Espero que ninguém compre. Eu nem sabia que iam fazer, e não entendo por que acharam necessário - vários anos atrás, a DC me pediu para montar uma edição de luxo de Batman: Ano Um, e eu e Dale Crain  trabalhamos meses para tentar chegar numa edição definitiva. Agora, seja lá quem é o encarregado, jogou tudo que fizemos no lixo. Primeiro, fizeram redesign da capa e coloriram meu desenho - talvez para ficar mais parecido com o DVD que saiu ano passado; segundo, imprimiram em papel brilhoso, algo que nunca fez parte do projeto original, desde a primeira capa dura em 1988; terceiro - e o pior - eles imprimiram a partir de arquivos corrompidos, fora de foco, o que obscureceu a pintura a mão de Richmond [Lewis]", escreve Mazzucchelli.

O desenhista diz que entrou em contato com a DC, mas não teve retorno. A edição começa a ser vendida na semana que vem nos EUA. Vale dizer que a última edição de luxo da história lançada no Brasil - pela Panini, no ano passado - é baseada no design de Mazzucchelli com Dale Crain.

Quanto a outro trabalho seu que está para sair em breve - a Artist's Edition de Demolidor: A Queda de Murdock, para a editora IDW -, Mazzucchelli diz que foi ele próprio que forneceu scans de suas páginas originais, e garante que o projeto vai sair com alta qualidade.


Fonte: Omelete

Para entrar em contato com a equipe do BATCAST, contribuir, sugerir e/ou reclamar, mande um e-mail para: bat-cast@hotmail.com.Siga nossa página no Facebook clicando na opção "curtir", no canto superior esquerdo do blog ou clique aqui.