quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nova fase de Batman alavanca vendas da DC Comics


As HQs mais pedidas em novembro nos EUA


O lançamento da nova fase de Batman nos quadrinhos levou a DC Comics a conseguir números raros no mercado de quadrinhos norte-americano. Cinco posições do top 10 de HQs mais pedidas em novembro nos EUA – de acordo com dados da Diamond Comics, analisados pelo site ICV2 – ficaram com Bat-revistas.


E Batman: The Return, Batman Inc. #1, Batman: The Return of Bruce Wayne #6 e Batman and Robin #16 – todas escritas por Grant Morrison (capas ao lado) – ficaram respectivamente com primeiro, segundo, quarto e quinto lugar. A dominação do Top 10 pela DC só foi impedida por Avengers #7, da Marvel Comics (terceira posição) - com a nova saga dos Vingadores - e o lançamento de Big Time, a nova fase do Homem-Aranha em Amazing Spider-Man #648 (oitava posição).


Com o sucesso em pedidos, a DC quase conseguiu virar os números percentuais do mercado, que nos últimos anos sempre ficaram a favor da Marvel. A DC ficou com 37,1% do total de HQs pedidas à Diamond em novembro (costuma ficar na média dos 30%), contra 39,81% da Marvel (que costuma ficar próxima dos 50%). Na arrecadação, deu 34,45% para Marvel contra 33,08% para a DC.


A vitória da Bat-editora chegou, porém, em um mês fraco. A Diamond informou queda de 5,66% no mercado ao longo do ano. Nenhuma revista ultrapassou a barreira dos 100 mil exemplares este mês – embora Batman: The Return tenha chegado perto (99.500), e com um preço de capa (US$ 4,99) alto. Considerando só o mês de novembro, a queda nas séries mensais foi de 10,2% em comparação ao mesmo período no ano passado – quando a minissérie A Noite Mais Densa chegou perto dos 150 mil exemplares.


Nas coletâneas e graphic novels, porém, o mercado mostrou recuperação: 14,84% em relação a novembro de 2009. O motivo é só um: The Walking Dead. A série de Robert Kirkman e Charlie Adlard lançou sua 13ª coletânea no alto da fama do seriado de TV e chegou fácil ao primeiro lugar da lista de encadernados.


Fonte: Omelete

Envie sugestões,comentarios e até mesmo sua Bat-historia para: bat-cast@hotmail.com