quarta-feira, 9 de setembro de 2009

[Old] Batman completa 70 anos e é convocado para o Sesc Pompeia

Ele nunca foi confundido com um pássaro ou um avião. Mas quando sua presença era necessária, todos olhavam para o céu. Para celebrar os 70 anos do personagem Batman, o SESC Pompeia colocou um batsinal na entrada da unidade e o manteve ligado, como se estivesse aguardando a chegada do herói, na quarta-feira (26), para a exposição Herói de Papel Não Envelhece. Além do Homem- Morcego, a mostra pretende revelar a mitologia em torno de clássicos dos quadrinhos com espaços dedicados aos vilões e aos “heróis esquecidos”. O evento, que apresenta gibis raros e recriações de personagens, ainda tem como objetivo analisar o percurso histórico dos super-heróis e o fascínio que eles despertam em seus fãs.

Com o intuito de reconstruir o universo underground e sombrio de Batman, a decoração da exposição conta com morcegos pendurados com os nomes de roteiristas e ilustradores do personagem. Na entrada desta "Batcaverna", o público pode conferir objetos como o Batfone e o Batsinal. Um painel mostra imagens do Batmóvel e de Gotan City. Vilões como Coringa, Mulher-Gato, Charada e Pingüim também estão representados em ilustrações.

Raphael Puglia
Canhão de luz projeta o sinal de morcego no Sesc Pompeia

Outro espaço é dedicado a personagens que pertencem à “categoria” dos esquecidos, como Flash Gordon, Conan e Mandrake. Heróis brasileiros também são lembrados em outra sala, com revistas em quadrinhos de personagens nacionais que foram extintos rapidamente.

Capitão Marvel, Fantasma, Dick Trace, Tarzan e Zorro também aparecem em versões do artista Lourenço Mutarelli, que recriou os personagens com a proposta de fazê-los parecer idosos. A mostra ainda tem intervenções visuais no espaço de leitura, exposição de edições raras e curso de quadrinhos com especialista como Jal, Sonia Luyten, Waldomiro Vergueiro e Gualberto Costa.

Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, 3871-7700. Terça a domingo, 10h/19h. Entrada gratuita. Até 4/9.

Fonte:G1
Envie sugestões,comentarios e até mesmo sua Bat-historia para: bat-cast@hotmail.com