domingo, 1 de fevereiro de 2009

BATMAN – O Cavaleiro das Trevas fica maior e melhor em sessões IMAX





BATMAN – O Cavaleiro das Trevas fica maior e melhor em sessões IMAXA versão em 35 mm já havia encantado público e crítica em 2008, mas a versão de Batman – O Cavaleiro das Trevas em IMAX, que estreia em 6 de fevereiro na recém-inaugurada sala Unibanco IMAX do Shopping Bourbon Pompéia em São Paulo, ressalta ainda mais as qualidades técnicas do longa-metragem de Christopher Nolan que foi indicado em oito categorias no Oscar® 2009.


Trata-se da primeira vez que um filme de grande orçamento é filmado parcialmente com câmeras IMAX, uma integração revolucionária dos dois formatos de cinema, o que resulta em uma nova experiência para aqueles que assistirão Batman – O Cavaleiro das Trevas na tela de 21 metros de largura e 14 de altura. Todos os cinemas IMAX são projetados para colocar o espectador dentro do filme. A tecnologia de ponta empregada dá a experiência de mergulhar em cada cena através de um revolucionário sistema de projeção, potente sistema de áudio digital e design da sala adaptado para que se obtenha o máximo de seus atributos.


“Fiquei empolgado com a forma como a fotografia IMAX se mostrou. Ela lança o público bem no meio da ação de uma maneira que nenhum outro formato de filme poderia. E o resultado é uma experiência de grande imersão”, diz Christopher Nolan. “Como cineasta, acho que sempre se está tentando voltar a isso, e expandir o cenário de nossa história com o IMAX pareceu uma ótima maneira de fazê-lo.”


Mas a equipe do filme teve trabalho para tornar isto possível. A começar pelo tamanho do equipamento, pois as câmeras IMAX são maiores e mais pesadas do que as tradicionais. Por isso, até um guindaste teve que ser utilizado nas gravações, para gravar as sequências com a Bat-Pod.


Produzir os cenários do filme e cuidar de todos os detalhes de maquiagem foram também desafios enfrentados pela equipe de produção. “A composição das tomadas é completamente diferente, porque o quadro é muito maior, então precisamos centrar mais as coisas para prender a atenção do público na ação que se desenrola na cena. E o foco é muito mais crítico, porque a profundidade de campo é drasticamente reduzida”, esclarece o diretor de fotografia de Batman – O Cavaleiro das Trevas, Wally Pfister, indicado ao Oscar® deste ano pelo seu trabalho no filme.
Assim, a equipe de Pfister teve mais uma missão: esconder as luzes. Com o quadro expandido, o campo de visão da plateia também é aumentado, tanto para os lados quanto para cima e baixo. O diretor de fotografia, portanto, não podia iluminar as cenas da forma tradicional. “Tivemos de colocar as luzes atrás dos objetos e em qualquer outro lugar onde possamos escondê-las”, garante.


O tamanho e a claridade das filmagens em IMAX afetaram outros departamentos também. Nathan Crowley, desenhista de produção também indicado os Oscar® 2009 por Batman – O Cavaleiro das Trevas, afirma: “Filmar neste formato significa um grande bônus para um desenhista de produção, porque o público acaba percebendo detalhes que antes passariam despercebidos. Tínhamos de garantir que os acabamentos estivessem muito bem feitos, porque qualquer poeira no chão seria vista”.


Mas, no fim, a equipe ficou satisfeita com o resultado. “A diferença é visível”, garante Pfister. “É mais apurado; a resolução é melhor, o contraste também ganha uma saturação de cor mais rica. A imagem, no todo, tem melhor qualidade. Acho que a ação irá pular para fora das telas em qualquer sala de cinema.”


Batman – O Cavaleiro das Trevas, maior sucesso de bilheteria no Brasil em 2008 com mais de 4 milhões de espectadores, tem como principal indicação ao Oscar® Heath Ledger, que interpretou o Coringa, na categoria Melhor Ator Coadjuvante. O filme de Christopher Nolan também concorre aos prêmios de Melhor Direção de Arte (Nathan Crowley e Peter Lando), Melhor Fotografia (Wally Pfister), Melhor Edição (Lee Smith), Melhor Mixagem de Som (Lora Hirschberg, Gary Rizzo e Ed Novick), Melhor Edição de Som (Richard King), Melhores Efeitos Especiais (Nick Davis, Chris Corbould, Tim Webber e Paul Franklin) e Melhor Maquiagem (John Caglione Jr. e Conor O´Sullivan).


Batman – O Cavaleiro das Trevas é distribuído em cinemas de todo o mundo pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment Company.

Fonte: CINETOTAL.com.br

Envie sugestões,comentarios e até mesmo sua Bat-historia para: bat-cast@hotmail.com